O termo Hacker vem crescido cada vez mais, principalmente pela alta do mercado de Segurança da Informação e mudanças na digitalização das empresas.

O que é um Hacker?

Por mais que este termo seja diretamente ligado a computação, não há um consenso sobre seu significado, sendo que vários autores e profissionais da área entendem de formas diferentes o significado de Hacker.
Até mesmo porquê existem outros profissionais que podem ser chamados de Hackers fora do mundo da cibersegurança, como o BioHacker (mercado da biologia) e GrowthHacker (mercado de marketing).
Contudo, para mim, Afonso, no mundo da tecnologia, o Hacker é aquele que consegue entender e subverter sistemas computacionais, modificando e executando funcionalidades ou explorando brechas que não foram pensadas, validadas ou testadas pela equipe de desenvolvimento.

Sabendo o que é, fica mais fácil de se entender como se tornar.

Como se tornar um Hacker?

A primeira coisa que deve ser entendida é que o mercado de cibersegurança não pode ser considerado um mercado de entrada na tecnologia, tendo em vista a necessidade de se ter conhecimentos diversos sobre diferentes áreas do mercado Tech, então, para trabalhar com Hacking você necessariamente vai precisar ter conhecimentos ligados a Computação, Redes / Infraestrutura, Programação, Sistemas Operacionais, Criptografia e propriamente as terminologias, técnicas, ferramentas e metodologias da área de Segurança da Informação.

Esse conhecimento em questão não pode ser básico, deve ser aprofundado, pois é impossível encontrar falhas de segurança em sistemas complexos sem entender como tudo aqui funciona, ao menos é impossível propositalmente, entendendo e sabendo o que você está fazendo – já que você pode encontrar falhas de segurança na pura sorte (como alguns “bughunters” por aí…)-.

Os conhecimentos são diversos, e provavelmente você não vai conseguir aprender tudo que precisa em dias, semanas ou meses, exigindo muito foco, organização e estudo, tanto prático quanto teórico.

E sabendo que Cybersec é a união entre Redes, Programação, Sistemas Operacionais e muita malícia que nós desenvolvemos um Roadmap para que você possa entender o que precisa estudar – a nível técnico -. Esse mapa de conteúdos é totalmente gratuito e está disponível no nosso GitHub, por ele, você saberá quais são os termos principais de cada vertente que compõe os conhecimentos necessário para CyberSecurity.

Acesse nosso Roadmap clicando aqui ou em: roadmap.guiaanonima.com

Qualquer um pode se tornar um Hacker?

Não, achar que qualquer um pode ingressar nesse mercado é maluquice, papo de coach ou alguém que quer te passar a perna.

Na verdade o mercado de tecnologia como um todo não é pra qualquer um, na época da pandemia tivemos um “BOOM” de “novos devs” vindos de todas as áreas possíveis, hoje, a maioria – que eu conheço – não está mais nesse mercado.

Saiba que para atuar em CyberSec você vai precisar estudar MUITO, e por muito tempo, até se aposentar, basicamente, porquê a tecnologia evolui de maneira exponencial, e todos os dias temos novas funcionalidades, softwares, hardwares, e consequentemente novas falhas de segurança.

Fora as habilidades técnicas, é importante que você queira desenvolver a longo prazo habilidades interpessoais ou habilidades sociais como: Comunicação, Criatividade, Constância, Gestão de Tempo e Networking, sabendo que as habilidades como a curiosidade são inerentes deste mercado.
Isso porque trabalhar com Segurança da Informação não é sobre ficar sentado em um quarto escuro usando um terminal o dia inteiro, existem muitas outras coisas além disso como: Se comunicar com sua equipe ou clientes, escrever relatórios e documentações (precisam ser muito bem escritas), apresentar resultados e oportunidades de melhoria, fazer reuniões de alinhamento, planejamento, desenvolvimento e entregas, entre outras diversas funções que vão muito além do que ligar seu SO e rodar meia-dúzia de ferramentas.

Não é só rodar ferramentas!
Na maior parte do seu tempo você vai estar lendo, analisando, compreendendo e explorando de forma manual os erros que encontrou. Ou seja, é muita análise pra pouca Tool. Se fosse só rodar ferramentas, qualquer um fazia. Você precisa saber iniciar da forma correta.

Como e por onde começar?

Sabendo que existe um oceano de conteúdos e que é muito fácil se perder ao tentar estudar CyberSec, nós do Guia Anônima desenvolvemos o GA Fundamentos, nosso treinamento mais completo que tem como objetivo te ensinar as bases em Segurança da Informação e Hacking, para que você consiga evoluir por conta própria e se especializar em alguma área deste mercado.

Veja nossa grade curricular, instrutores, benefícios e como tudo isso funciona, clicando aqui ou acessando: fundamentos.guiaanonima.com

PARE DE PULAR ETAPAS E APRENDA OS FUNDAMENTOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *